Museu Itinerante do Continente Americano escolhe a capital federal para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil.
Por: Sula Costa
O idealizador e criador da Convocatória Intercultural, o artista Hondureño - Jaime Vallardo Chávez, (conhecido carinhosamente como o artista das moedas mundiais), afirma que iniciou o movimento em um momento difícil no continente americano e no planeta, devido a disseminação da COVID -19. Com o objetivo de reunir artistas de todo o continente a fim de pintar uma história nacional com cores, afim de trazer alegria em meio ao luto globalizado, celebrando assim os 200 anos de Independência Nacional com a arte.
Todos os países da América celebram sua independência todos os anos, comemorando sua liberdade do país. Os Estados Unidos foram a primeira nação do continente a comemorar seu 200º aniversário, o Bicentenário, seguido por outras nações das Américas que, desde 2009, comemoram seu 200º aniversário. É sabido que isso se deve a atos anteriores de emancipação de povos em diferentes regiões do país e principalmente no continente americano.
Museu Itinerante do Continente Americano escolhe a capital federal para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil
Coordenadoras da Convocatória Intercultural Artística - O Bicentenário da América em Brasilia – DF: Mariah Campolina, Brenda Lee, Aparecida Felipe, Jaime Vallardo Chávez Idealizador e criador do Bicentenário de América, Jú Costa.
O artista Hondureño Jaime Vallardo fundou a primeira edição no Peru, estendendo a Honduras e celebra o seu momento. de ascensão cultural pela primeira vez no Brasil.
Museu Itinerante do Continente Americano escolhe a capital federal para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil
A convocatória Intercultural artística é a mais relevante dos últimos tempos, "O Bicentenário de América " é uma cruzada e museu itinerante do Continente Panamericano. “ afirma , Jaime Vallardo.
O projeto reúne mais de 500 artistas das artes plásticas do continente Americano e convidados do Orbe para pintar a nossa história e Independência com obras comemorativas aos 200 anos de liberdade e independência pátria de cada país do Continente Americano.
"O Bicentenário de América" realizando assim sua primeira edição a partir de 2021 , partindo desde o Peru no mês de julho, e em Honduras no mês de setembro do mesmo ano.
Nesta ocasião o criador do Bicentenário conseguiu reunir na sua convocatória mais de 500 artistas, e suas obras estão agora no Brasil, em Brasília DF, para dar continuidade à celebração dos 200 anos de Independência agora do Brasil com as obras comemorativas a sua independência.
Nesta oportunidade serão duas exposições simultaneamente, no Templo da Boa Vontade que gentilmente cedeu o magnífico espaço de sua Galeria de Arte e no novo espaço cultural a ser inaugurado J. Fleury, na data de 05 de setembro até o dia 09 de setembro, à partir das 9hs: 00am até 5hs:00 pm.
A Convocatória Intercultural Artística - O Bicentenário da América conta com o apoio integral do Instituto Brasil Imperial, coordenação de Toninho de Souza e a colaboração e gestão de Relações Internacionais do artista venezuelano Ramón Maldonado Díaz.
Data 05.09 2022 à 09.09 2022
Local: Local : Templo da Boa Vontade
Endereço: SGAS 915, lote 74 - Asa Sul, Brasília - DF, 70390-150
Espaço Cultural: J. Fleury
Endereço : Edifício EMBASSY TOWER • Térreo • Acesso via w4
Coordenação/ Curadoria do Bicentenário da América:
Aparecida Felipe - Goiânia - GO
Brenda Lee - Goiânia - Go
Jucelia Costa (Ju Costa) - Florianópolis - SC
Mariah Campolina - Brasília - DF
Toninho de Souza - Brasília - DF
Nenhum comentário:
Postar um comentário