Rádio


segunda-feira, 29 de abril de 2024

Religiosidade tóxica

                                    



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                    RELIGIOSIDADE TÓXICA

Muitas vezes não temos ideia do quanto a nossa expressão de espiritualidade pode ser danosa para outrem. Explico: quando utilizo a Bíblia para criticar as atitudes de qualquer pessoa, sem ter a noção do porquê este indivíduo está agindo da maneira que acredito ser errônea, não estou sendo um bom samaritano.

A questão do exemplo não tem a ver com desculpar a falta, nada disso. A grande questão é entender o motivo que incita o outro da agir da maneira como age. Veja bem, qualquer ação que empreendemos vem balizada por um conceito que a sustenta. Se ajo equivocadamente é porque, muitas vezes, não tenho nem consciência do conceito, ou da ideia que me orienta a agir assim.

Diante disso preciso pensar a respeito, questionando: por que ajo assim? O que me leva a pensar desta forma? Por que não gosto de estar com determinadas pessoas ou ir em alguns lugares mesmo que sejam familiares?

Perguntas como estas e outras, com certeza, podem nos ajudar a orientar nosso pensamento para uma tomada de consciência do que estamos fazendo. Na maioria das vezes nos assustamos ao descobrir que nossas atitudes são tão automáticas e movimentadas pelo inconsciente que não nos damos conta de seus resultados. Neste caso, precisamos entender que o olhar de misericórdia para nós e para outros é muito bem vindo.

O que acontece muito também é algumas visitas que as pessoas insistem em fazer e dizem palavras sem pensar que mais ferem do que curam. Isso é muito preocupante, pois estamos em um tempo em que todos estamos muito fragilizados, vulneráveis e com medo. Diante disso, um abraço acolhedor traz mais paz e vontade de viver do que palavras sem muita cautela.

A religiosidade tóxica está presente em todo lugar e não digo somente com pessoas que se dizem cristãs. Qualquer um que diz ser conhecedor da palavra e acreditar em Jesus deve entender que ao se denominar assim, devem agir como Ele. Amor, misericórdia, paz, longanimidade e segurança eram as bases da ação e das palavras proferidas pelo Grande Mestre. Que sigamos os Seus passos!

Um fortíssimo abraço para você! 


Instagram: baunilha45

Um comentário:

Um repelente social

                                    SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                         ...