Géssica Waltrick, especialista financeira ministrará palestra no 1º Congresso Nacional da ABRACCOS
Rede Super Rádio Brasil
Rede Super Rádio Brasil
sábado, 29 de abril de 2023
Géssica Waltrick, especialista financeira ministrará palestra no 1º Congresso Nacional da ABRACCOS
Compaixão, comunidade e humanidade
CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
Compaixão, comunidade e humanidade
Se desejamos ter uma convivência mais pacífica com nossos traumas, precisamos entender que a compaixão é um conduto importantíssimo neste processo.
Quando somos compassivos reconhecemos que o outro tem dores tanto quanto temos e, por isso precisamos ter paciência, longanimidade e exercer o perdão.
O conceito de comunidade está intimamente acoplado ao de compaixão. Quando entendemos que não tem como viver sozinhos e, portanto, a ideia de comunidade se torna imperativa na vida, vigiamos nossos atos e, buscamos construir um lugar melhor para mim e para meu outrem. Mesmo que esta convivência não seja tão fácil de exercê-la como teoricamente delineamos.
Humanidade não pode ficar de fora, pois se relaciona com a maneira que vou lidar com meus circunstantes que também vivem demandas desafiadoras no dia a dia.
O trauma pode ser um problema grave em nossa vida, mas não é invencível. Portanto, estar em consonância com estes três aliados, muito podemos fazer para minimizar este mal.
A compaixão, com seus recursos, pode ser um ajudador benigno e curador. Segundo Paul Conti (2022, p. 168) “ao exprimir compaixão por nós e pelos outros e ao permitir que a compaixão alheia se enraíze em nós, podemos nos salvar da devastação do trauma e mudar nossa vida para melhor”.
E como sempre, diante de tantos ditos, algumas perguntas nos saltam ao olhos: Quais são os ambientes em que posso exercer a compaixão para comigo e para com meu próximo? Me isolar quando a tristeza me sobrevêm é um caminho seguro para conseguir lidar com o trauma? As respostas que emergem das perguntas anteriores podem se coadunar com a noção que tenho de comunidade e humanidade? Como posso fazer para que diariamente eu consiga promover compaixão, comunidade e humanidade?
Lembre-se: temos que trabalhar duro no afã de não darmos passe livre ao trauma. Ele não merece.
Um fortíssimo abraço para você!
Instagram: baunilha45 e s48m7
Referência:
CONTI, Paul. Trauma: a epidemia invisível. Trad. Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2022.
Em Brasília, Fernando Moraes esteve com Deputados Federais de Pernambuco.
Em Brasília, Fernando Moraes esteve com Deputados Federais de Pernambuco.
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Dmae realiza manutenção emergencial em registro de adutora no Daniel Fonseca
Dmae realiza manutenção emergencial em registro de adutora no Daniel Fonseca
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informa que realiza, nesta sexta-feira (28), uma manutenção emergencial no registro da adutora de água tratada na av. Brigadeiro Sampaio, esquina com a rua Monlevade, no bairro Daniel Fonseca. O serviço deverá ser concluído até as 15h. Após a conclusão, o abastecimento deverá ser normalizado em até 12 horas.
Durante a manutenção, poderá ocorrer baixa pressão ou falta d’água em alguns bairros e condomínios. No período de retomada do abastecimento, em alguns casos, poderá ocorrer, temporariamente, alterações na cor e aumento da turbidez.
O Dmae recomenda aos moradores dos bairros atingidos que utilizem a reserva doméstica de suas caixas d’água e evitem desperdícios e atividades que demandem uso excessivo de água.
Bairros e condomínios atingidos:
· Chácaras Tubalina;
· Dona Zulmira;
· Jaraguá;
· Jardim Patrícia;
· Taiaman (parcial);
· Vallée.
Kits da Corrida do Trabalhador devem ser retirados até as 18h desta sexta (28)
Kits da Corrida do Trabalhador devem ser retirados até as 18h desta sexta (28)
Prova será realizada no Parque do Sabiá na segunda (1°), com largada às 8h
Os 650 inscritos na Corrida do Trabalhador, promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), têm até as 18h desta sexta-feira (28) para retirar o kit do atleta (com camiseta, número de peito e chip), no Espaço Saúde, no Parque do Sabiá, mediante apresentação de documento oficial com foto. A prova será realizada nesta segunda (1°), no Parque do Sabiá, com percurso de 5 km e largada próximo à portaria do bairro Santa Mônica, às 8h.
A Corrida do Trabalhador premiará os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e geral feminino com troféus e os três primeiros colocados de cada faixa etária com medalhas. Além disso, todos os participantes que concluírem a prova receberão medalha de participação.
A atendente Vanessa Beatriz de Brito foi uma das pessoas que retirou o kit pela manhã. “Já participei de cinco edições da Corrida do Trabalhador e é sempre um evento bastante marcante, pois reúne corredores com diferentes níveis de experiência e é realizado em um dos lugares mais lindos de Uberlândia e região”, disse.
O coordenador de corridas da Futel, Robson Medeiros, lembra que todos os interessados podem assistir à prova. “A expectativa é de sucesso, pois é uma competição tradicional e oferecida gratuitamente a pessoas das mais diversas faixas etárias”, completou.
Próximas provas
Também estão previstas outras seis corridas promovidas ou apoiadas pela Futel ao longo de 2023, com destaque para o Circuito Futel de Corridas, com quatro provas: Corrida da Infantaria (28 de maio), Corrida do Bombeiro (1° de julho), Alferes Run (17 de setembro) e Desafio do Parque (12 de novembro), além da Corrida de Revezamento Uberlândia/Romaria (29 de julho) e da Corrida Zumbi dos Palmares (19 de novembro).
Congresso internacional reúne profissionais da Educação para compartilhar experiências sobre a Pedagogia Logosófica
Congresso internacional reúne profissionais da Educação para compartilhar experiências sobre a Pedagogia Logosófica
O evento, inédito, marca os 60 anos da criação das escolas logosóficas no Brasil. Serão apresentadas experiências e resultados da aplicação dessa pedagogia, sob a perspectiva da Educação para o desenvolvimento global de cada indivíduo em sua constituição física, psicológica e espiritual.
Organizado pela Fundação Logosófica e pelos colégios logosóficos, o Congresso é destinado a professores, pedagogos, estudantes de Pedagogia e de licenciaturas, dirigentes de escolas, pais e educadores em geral.
A programação segue dividida em diálogo, mesa redonda, painel, palestra e workshops. Traz assuntos relevantes e que merecem reflexão por parte da sociedade, tais quais: como propiciar o conhecimento de si mesmo e como formar conceitos e criar defesas mentais. O encerramento conta, ainda, com o painel O educador e a mudança do mundo.
Para apresentar, mediar e conduzir as atividades, participam profissionais da Educação com larga experiência no método logosófico. O evento reúne especialistas não só do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. Os congressistas também receberão materiais complementares: e-books e revistas.
“O objetivo desse primeiro congresso é compartilhar conhecimentos, resultados e experiências práticas da aplicação da Pedagogia Logosófica, cujo propósito é o aperfeiçoamento e a evolução do ser humano, com práticas e ensinamentos para além da questão curricular, umavez que envolve educar para a conduta e a vida e, de forma humanística, colocar o aluno nocentro das atividades a fim de desenvolver o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar, que resultará em aptidões individuais de incalculável significado para o futuro pedagógico na educação da humanidade”, explica Liara Sia Moreira Salles, coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação e diretora-geral do Colégio Logosófico González Pecotche - Unidade Funcionários - BH.
Vamos conhecer um pouco mais ,começando por logosofia ,é uma Ciência idealizada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche. Ela revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o ser humano ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis universais. Apresenta uma concepção original da humanidade, em sua organização psíquica e mental, e da vida em suas mais amplas possibilidades e proporções. E o que seria então Pedagogia Logosófica? ela tem origem na Logosofia.
Objetiva educar para a vida consciente e promover o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento biopsicoespiritual. Por efeito da ação conjunta do conhecimento e do afeto, vai além da formação curricular e propicia o cultivo de valores permanentes e a Fundação Logosófica que é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Federal, desde 1969, pelo trabalho cultural que realiza. Sua atuação passa por vários âmbitos, dentre eles, a Educação.
Mantenedora dos colégios logosóficos, a Fundação confia que são e, ainda, serão muitos os que poderão contribuir com as suas ações para mudar o mundo sob a ótica de uma nova cultura.
Serviço Completo:
1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica
Formato: híbrido (presencial e on-line)
Quando: 19 de maio (sexta-feira), das 17h30 às 21h; 20 de maio (sábado), das 8h30 às 18h30
Onde: Colégio Logosófico - Unidade Funcionários (Rua Piauí, 742 - Santa Ifigênia, Belo Horizonte, MG)
Mais informações e inscrições: https://congresso.pedagogialogosofica.com.br
Casos de Covid em Minas passam de 111 mil em 2023, e reforçam campanha pela vacina contra a doença
freepik |
O painel de monitoramento dos casos de Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vem mostrando que os meses iniciais de 2023 ainda exigem atenção dos mineiros em relação à doença. Somente no mês de janeiro, foram mais de 70 mil casos confirmados, enquanto no mês de fevereiro os números superaram os 40.700 casos. Até meados de março, já eram mais de 111 mil casos registrados. Mas este não é um problema exclusivo de Minas. A situação se repete em outros estados. Por isso, foram intensificadas as campanhas de vacinação contra o coronavírus em todo o país.
Para Dr. Celso di Lascio, médico da You Saúde, operadora de planos de saúde, este é um momento que exige cautela por parte da população. “As filas quase quilométricas para tomar a vacina nos anos anteriores não existem mais, o que não significa que a doença tenha sido varrida do país. Falta na verdade é conscientização, já que há uma dose excessiva de otimismo e uma crença preocupante em fake news que condenam as vacinas”, alerta.
De fato, o número de casos não é mais o mesmo observado no pico da doença, entre 2020 e 2021. Entretanto, explica Dr. Celso, a presença da Covid-19 ainda não chegou a um nível no Estado que dispense a preocupação da sociedade. “São muitos casos registrados, e arrisco dizer que este número é ainda maior. É certo que há muitos casos em que o indivíduo associa os sintomas a uma gripe, um resfriado ou a uma virose, e não se submete ao exame para identificar a doença. Este é um cenário que traz preocupação para toda a comunidade sanitária”, afirma.
A contraofensiva vem em forma de campanha. Os postos de saúde já deram à aplicação de uma vacina bivalente da Pfizer, que age não apenas contra a cepa original do coronavírus como também contra outras variantes, inclusive a ômicron. “O ideal seria que as pessoas estejam com todas as vacinas em dia. Mas sabemos que esse cenário é utópico. Ao menos duas doses da vacina significaria, em tese, o mínimo de proteção necessária para combater a Covid-19”, pontua o médico.
Ele lembra ainda que os dados de 2022 reforçam o alerta para a vacinação agora. No ano passado foram registrados mais de 1,8 milhão de novos casos em Minas Gerais, onde também ocorreram mais de 7.800 mortes. “Este problema ainda não está superado, e a população precisa se conscientizar disso. Temos tudo para evitar passar pelo pesadelo dos dois primeiros anos de pandemia, mas isso dependerá mais da vontade popular do que de ações políticas. A parte governamental está sendo feita, porque as vacinas estão disponíveis nos postos de saúde”, sustenta.
Condução de pets deve obedecer a exigências do Código de Trânsito
freepik |
Passear ou mesmo viajar de carro com um pet é um hábito que muitos tutores fazem questão de realizar de vez em quando. Mas essa é uma tarefa que vai além de colocá-lo no automóvel. O motorista deve primar não apenas pela segurança dos passageiros humanos, mas também pelo conforto e proteção do animal.
Diferentemente do que se vê de vez pelas ruas, deixá-lo solto no carro e com a cabeça para fora do veículo, não apenas coloca sua segurança em risco como ainda fere o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O Art. 169 aponta a exigência de se dirigir com atenção e com os cuidados indispensáveis à segurança. Já o Art. 235 é ainda mais incisivo, e classifica como infração grave, passível de multa e de retenção do veículo, conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo.
“Infelizmente, essa é uma prática quase que cotidiana. A família, de modo geral, deve garantir a segurança do pet da mesma forma que garante a sua própria, usando o cinto de segurança. Essa proteção deve se estender também ao animal, e o carro em movimento precisa ser um ambiente minimamente seguro para todo mundo, inclusive para ele”, afirma Simone Cordeiro, diretora-comercial da Au!Happy, operadora de plano de saúde para pets pioneira no país.
No CTB, essa segurança também é exigida pelo Art. 252, que proíbe que o animal seja transportado no colo ou ao lado do motorista. “Parecem ser orientações longe da realidade de quem tem um cachorro menos agitado, por exemplo, mas é importante lembrar que uma reação brusca por parte do animal pode distrair ou até fazer o motorista perder o controle do veículo. E, claro, em caso de acidente, o pet também deve estar protegido”, esclarece.
Hoje, o mercado nacional oferece muitas opções de segurança para o transporte de animais, como caixas e até mesmo cintos de segurança apropriados para cães. Simone acrescenta que, no caso das caixas, que são bastante populares entre os tutores, elas devem estar sempre trancadas e dispostas num local onde permaneça mais fixada, como no assoalho do veículo, atrás do banco dianteiro.
“Acredito que o tutor hoje em dia já saiba da importância de conduzir o pet com o máximo de proteção. Mas, por maiores que sejam esses cuidados, isso não os livra totalmente do risco de acidente”, observa a executiva da Au!Happy. Por isso, ele afirma que um plano de saúde especializado em cuidar dos pets também é importante para quem não abre mão da prevenção. “Em situações graves e inesperadas, é preciso atentar também para o atendimento ao animal. A exposição a algum tipo de risco eleva ainda mais essa necessidade”, aponta Simone.
Brasilux lança Linha Brasifast: Solução Inovadora para Reparo Rápido de Pintura Automotiva
Brasilux lança Linha Brasifast: Solução Inovadora para Reparo Rápido de Pintura Automotiva
Brasilux revoluciona mercado imobiliário com Sistema No Machine: Tintas acrílicas pigmentadas sem máquina automática
Brasilux revoluciona mercado imobiliário com Sistema No Machine: Tintas acrílicas pigmentadas sem máquina automática
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Exposição com fotografias de músicos chega hoje (27) à Casa da Cultura
Exposição com fotografias de músicos chega hoje (27) à Casa da Cultura
‘Estér(r)eo’ reúne coleção do artista plástico Marcio Spaolonse selecionada via edital
A música se manifesta por meio da fotografia e explora cenários de Uberlândia na exposição do artista plástico e fotógrafo Marcio Spaolonse. A coleção “Estér(r)eo”, selecionada via edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, tem abertura ao público a partir das 19h desta quinta-feira (27), na galeria Geraldo Queiroz - Casa da Cultura. A visitação é gratuita e segue até 9 de junho.
A composição cênica dos espaços urbanos ganha a presença de músicos locais e seus respectivos instrumentos como destaque nos cliques iniciados pelo fotógrafo há quatro anos. A inspiração vem da pesquisa pelo trabalho do fotógrafo norte-americano Irving Penn, desenvolvedor de uma coletânea de registros sobre profissões. Marcio Sapaolonse conta que a mostra é um convite para escutar com os olhos.
“A ideia de fazer essa exposição sempre existiu, e consegui, me inscrevendo e sendo aprovado no edital que a Prefeitura soltou. O que fica mais pertinente é o explorar a cidade em seu todo: perspectivas, formas e cores em vias de diferentes bairros, e inserindo a música nesse aglomerado”, destacou.
Prestigie!
- Exposição “Estér(r)eo” - Marcio Spaolonse
- Abertura: quinta-feira (27), às 19h - Visitação até 9 de junho
- Galeria de Arte Geraldo Queiroz - Casa da Cultura: Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho - Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – 13h às 17h
O medo
SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA ...
-
SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA Não somos, estamos Na língua portuguesa o verbo ser e estar...
-
SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA Amar nossas crianças Desde muito cedo as crianças aprende...
-
SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA Amor-próprio A honestidade é a respiração do amor. Por me...
-
SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA A mente iconoclasta A verdadeira viagem do descobrimento nã...