Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Um repelente social

                                   



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                     UM REPELENTE SOCIAL

A comunicação é um conduto tão inerente a nós, tão necessário e natural que é difícil entendermos como alguém conseguiria existir sem se comunicar. Isso é tão real que em diversos momentos falamos conosco mesmo.

Mas devemos prestar atenção em algumas formas de comunicação que podem se tornar verdadeiros repelentes sociais. Vamos lá!

A fala, como um processo social, une as pessoas. Mas um psicólogo belga chamado Bernard Rimé decidiu estudar a maneira como as pessoas se comunicam e descobriu que a maioria das pessoas se sentiam impelidas a falarem a respeito de suas emoções negativas e que, quanto mais intensas eram essas emoções, mais elas eram lembradas e, consequentemente contadas. Exceto experiências em que as pessoas se sentiam muito expostas e com vergonha de contar.

Parece óbvio o que lemos acima, mas Bernard Rimé entendeu, a partir da sua pesquisa que, comunicar repetidamente uma experiência negativa, acaba afastando as pessoas do nosso convívio. Vejam só que ironia!

O que o pesquisador sinalizou é que não significa que falar sobre contextos difíceis ou desafiadores afastam todos de nós, mas que pode transformar uma experiência útil em uma negativa. E o que entendemos disso?

É que todos nós temos um limite para a quantidade de desabafos que conseguimos ouvir. E isso tem relação até quando falamos de pessoas que amamos.

O legal de toda essa pesquisa é que nos dá um mote para entendermos o quão importante é sabermos que o nosso organismo tem um limite e que precisa ser respeitado. Quantas vezes ouvimos algumas pessoas dizerem: “Não aguento mais ouvir aquele colega que vira e mexe fala a mesma coisa sempre”. É seu corpo te induzindo a respeitar os seus limites.

E ainda têm aquelas pessoas que falam e não permitem uma interação. Querem falar o tempo todo. Monologamente. Relacionamentos se fortalecem por meio da reciprocidade. Vivenciar monólogos será um desastre e desgastará a relação.

Um estudo feito com adolescentes teve um resultado doloroso: os que são propensos a lamentações são mais solitários, socialmente excluídos e rejeitados, são mais alvo de fofocas e boatos dos colegas e podem até sofrer ameaças de violência. Infelizmente isso também se aplica para adultos.

(Na próxima conversa psicanalítica continuaremos o assunto).

 

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Incerta certeza

                               



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                                  Incerta certeza

O título do artigo parece piada, mas não é. É isso mesmo que vocês estão lendo.

É estranho, pois mesmo tendo ciência das nossas limitações, de nossa humanidade tão frágil, seguimos acreditando que conseguimos controlar algumas situações. Talvez o que nos doa forças para adentrar em alguns contextos é simplesmente o fato de pensarmos que temos condições, ou certeza, de que conseguiremos dar conta da ocasião, seja ela qual for, seja por qual motivo for.

Pois bem, a verdade é que a única certeza que podemos ter é da incerteza e, por incrível que pareça, é esta dúvida que nos orienta.

Mesmo insistindo em pensar que temos o controle de quase tudo o que fazemos, a ideia do não controle é muito pertinente, pois nos dá a possibilidade da dúvida, e esta é capaz de nos mover para não perdermos o movimento da ação. Ação esta sempre inconclusa que nos moverá a novas outras ações, que nos manterá sempre em curiosidade.

É como se a certeza possuísse vazios que, ingenuamente insistimos em preencher. Tal proposição me faz lembrar de uma escrita de Franz Kafka: “Ler para fazer perguntas”. Como se quanto mais buscássemos, por meio do estudo, o conhecimento profundo das coisas, ou as certezas na ou da vida, fôssemos levados a um buraco que não tem fundo e que nos manterá em suspensão por toda a nossa existência.

E por que é tão difícil lidar com a incerteza? Por causa da prepotente onipotência que julgamos ter.

É só observarmos a história. Quantos estudos passados foram refutados ou mesmo ampliados com o passar do tempo! E quantos outros serão revistos no futuro por causa da possibilidade de aprofundamento que ora, em nossa época, não foi possível ter.

Mas uma questão é certa: devemos nos afastar das classificações, pois estas nos afastam de conhecimento maior. Não deve existir um imperialismo das ideias, mas um coração aberto para aprender mais, com a certeza da incerteza de que sempre teremos mais para aprender.

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

terça-feira, 22 de outubro de 2024

Espetáculo “Como é que pode?” chega a Uberlândia nesta sexta (25)

    Espetáculo “Como é que pode?” chega a Uberlândia nesta sexta (25)


Turnê que celebra os 10 anos do espetáculo tem circulação nacional.





A bem-sucedida peça Como é Que Pode? de Gabriel Louchard, comemora 10 anos em cartaz com uma apresentação única no dia 25 de outubro no Teatro Municipal de Uberlândia, às 20h. O espetáculo, dirigido por Leandro Hassum, venceu o prêmio FITA de Teatro em 2013, na categoria de melhor espetáculo de comédia, eleito pelo júri popular.


Com uma mistura de stand up comedy, esquetes de humor, vídeos e números de mágica, a peça brinca com diversas situações com as quais nos deparamos todos os dias. Como é que pode essas dancinhas do TikTok? Como é que pode este trânsito louco? Um misto de surpresa, curiosidade e fascinação brota dessa expressão popular.


Durante o espetáculo, escrito em parceria com Mauricio Rizzo (roteirista de “A Grande Família”, “Tá no ar a TV na TV”, entre outros sucessos), Gabriel realiza esquetes brincando com as situações cômicas que mágicos enfrentam durante o trabalho em uma festa infantil e realiza números impressionantes de mágicas, sempre aliados ao bom-humor de seu texto.


“Desmistificar a figura do ilusionista imponente e poderoso, apresentando-o de uma forma original aproxima o artista do público e populariza a arte da mágica. Para tanto, optamos por mesclar teatro e mágica, compondo o espetáculo com números de ilusionismo, esquetes de humor, vídeos, stand up comedy e momentos de improvisos. Isso tudo torna o espetáculo super inovador”, revela Louchard.


Outro ponto alto do espetáculo é a interatividade com o público, que participa em alguns momentos no palco, isso traz uma boa dose de improviso e espontaneidade ao show. Cada apresentação acaba sendo única.


Sobre Gabriel Louchard – Gabriel é carioca e começou a fazer mágicas aos 10 anos de idade. Nessa mesma época, começou a se interessar pelo teatro e encontrou uma maneira de utilizar a mágica como um instrumento da atuação.  Assim, se construiu como um artista múltiplo, de carreira consolidada, explorando seus talentos como apresentador, ator, humorista e mágico.


Como ator e comediante, participou de diversos seriados, como “Vai que Cola” e “A secretária do Presidente” no Multishow; “5 x comédia”, no Prime Vídeo; integrou o elenco humorístico dos programas “Zorra Total” e “Domingão do Faustão”; atuou na novela “Rock Story”; e protagonizou o quadro de humor “Câmera Kids”, no “Fantástico”, todos da Rede Globo.


Ao longo de sua carreira, participou de diversos quadros e programas na TV, como: “Programa do Jô”, “Altas horas” e “Mais você”, saindo como vencedor do reality de culinária “SuperChef celebridades”. É apresentador dos programas “Truque de Humor” e “Fábrica de Talentos”, ambos no Multishow, e um dos protagonistas da série “Homens?”, no Comedy Central e Prime Vídeo.


No cinema, recentemente participou de “Um Natal cheio de graça”, na Netflix, e protagoniza a comédia romântica “Incompatível”, da Fox/Disney.  No teatro, está em cartaz há 10 anos com seu espetáculo solo de humor “Como é que pode?”, além de idealizar e apresentar o espetáculo internacional de mágicas, “Ilusões”, com a participação de grandes ilusionistas internacionais. No momento se prepara para um dos trabalhos mais importantes de sua carreira, interpretar o narrador Galvão Bueno, na série “Senna”, no NETFLIX, com estreia prevista para o fim do ano.


Gabriel também tem papel de destaque no mercado corporativo. Unindo humor e ilusionismo, tornou-se um dos nomes mais requisitados para participação em eventos, atuando como mestre de cerimônias, palestrante motivacional, com show de stand up comedy e em apresentações personalizadas para divulgação e promoção de produtos. Também protagonizou várias campanhas publicitárias, com destaque para “Bradesco antifraude”, no ar atualmente.

 

Ficha técnica

Autor: Gabriel Louchard e Mauricio Rizzo
Direção: Leandro Hassum
Co-direção: Gustavo Rodrigues
Mágico e ator: Gabriel Louchard
Iluminação: Guilherme Penedo
Operador de Som: Jean Azevedo
Operador de Luz: Guilherme Penedo
Figurino: Natalia Paes
Cenário: Fernando Alexim
Designer Gráfico: Marcus Claussen
Fotos: Alessandra Tolc
Trilha Sonora: Marcelo H
Assistentes de palco e Produção Local SP: Conrado Sardinha
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Produção Executiva: Gabriel Louchard
Direção de Produção: Monique Franco
Realização: Procenium Produções Artísticas Ltda

Assessoria de imprensa local: Cristiane Guimarães

 

Serviço

Como é Que Pode?, de Gabriel Louchard

Quando: 25 de outubro*

*Apresentação com tradução em libras e audiodescrição

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal de Uberlândia - Av. Rondon Pacheco, 7070 - Tibery

Ingressos: Site Megabilheteria - https://megabilheteria.com/evento?id=20240914121319

Gênero:  Comédia Ilusionismo 

Classificação: livre

Duração: 70 minutos

“Ficções” com Vera Holtz e “A menina escorrendo dos olhas da mãe” com Silvia Buarque e Guida Vianna, fecham a programação de 2024

      “Ficções” com Vera Holtz e “A menina escorrendo dos olhas da mãe” com Silvia Buarque e Guida Vianna, fecham a programação de 2024


As duas peças serão encenadas no mês de novembro





O mês de novembro chega com dois grandes espetáculos que vão abrilhantar o palco do Teatro Municipal e fechar com chave de ouro a programação do Projeto Uberlândia na Rota das Culturas 2024. Nos dias 2 e 3 de novembro é a vez de “Ficções”, com Vera Hortz; já no dia 10, Guida Vianna e Silvia Buarque apresentam “A menina escorrendo dos olhos da mãe”.


O monólogo “Ficções”, é uma adaptação para os palcos do best-seller “Sapiens - Uma Breve História da Humanidade”, do escritor israelense Yuval Noah Harari, que fala sobre a capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiro, nações. O que foi ou não inventado? E apesar dessa habilidade inédita e revolucionária que alçou a espécie humana à condição de “donos” do planeta, seguimos inseguros e sem saber para onde ir. Em cena, Vera Holtz se desdobra em personagens da obra literária e em outras criadas por Rodrigo Portella, canta, improvisa, “conversa” com Harari, brinca e instiga a plateia, interage com o músico Federico Puppi – autor e performer da trilha sonora original, com quem divide o palco. Em outros momentos, encarna a narradora, às vezes é a própria atriz falando.


Já no espetáculo na “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, Silvia Buarque é Antonia que aos 50 anos, está num quarto de hotel com sua mãe, Elisa, vivida por Guida Vianna, a quem pouco viu ao longo dos anos. Elas tentam resgatar uma relação prejudicada pela dificuldade de Elisa em lidar com o fato de Antônia ser lésbica. Querem desmontar a “parede de gelo” que as separou por 30 anos. Neste reencontro, Antônia acaba revelando um segredo que a atormentou ao longo destas três décadas: ela teve uma filha que foi entregue para adoção. Há uma passagem de tempo, e vemos Antonia (agora Guida Vianna) aos 70 anos. Ela vai conhecer Helena (Silvia Buarque), a criança que entregou para adoção há 50 anos atrás. A iniciativa partiu da filha, em busca da própria origem. O encontro acontece num jantar no restaurante de Helena, quando terão a oportunidade de conversar sobre suas trajetórias e os laços que as unem.


 

Serviço:
Espetáculo: Ficções
Data: 02 e 03 novembro

Horário: Sábado às 20h e Domingo às 18h

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

- Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento/temporada?id=20211122133702

Provanza Pátio Vinhedos, Av. dos Vinhedos, 50 - 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)

Classificação indicativa: 12 anos

Gênero: Drama

Tempo: 80 minutos

Realização: Uberlândia na Rota das Culturas


 

Serviço:
Espetáculo: A menina escorrendo dos olhos da mãe
Data: 11 de novembro

Horário: Domingo às 18h

Local: Teatro Municipal de Uberlândia – Av. Rondon Pacheco, 7070.

Vendas antecipadas:

- Site Megabilheteria.com (24 horas e com taxa se conveniência) https://megabilheteria.com/evento?id=20240226104342

Provanza Pátio Vinhedos, Av. dos Vinhedos, 50 - 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)

Classificação indicativa: 14 anos

Gênero: Drama

Tempo: 75 minutos

Realização: Uberlândia na Rota das Culturas

domingo, 20 de outubro de 2024

Aprenda a Ser um Campeão de Vendas com o Novo Livro de Ben-Geder Trindade

    Aprenda a Ser um Campeão de Vendas com o Novo Livro de Ben-Geder Trindade


Transforme o seu propósito e encante clientes com as técnicas de Ben-Gender. 





Em "A Experiência Encantadora de Vendas: Como Conquistar Clientes, Ser um Campeão de Vendas e Lucrar Muito", Ben-Geder Trindade revela os segredos para encantar seus clientes e se destacar no competitivo mundo das vendas. Através de uma abordagem prática e embasada, o autor apresenta estratégias que irão transformar a maneira como você se conecta com o cliente, impulsionando suas vendas e atingindo resultados extraordinários.

O livro oferece uma visão detalhada sobre como construir uma experiência de vendas memorável, explorando desde a arte japonesa Omotenashi, que foca na excelência no atendimento, até a neurociência aplicada às vendas, com a criação de um funil de vendas que transborda e um fluxo constante de leads qualificados.

Ben-Geder combina sua vasta experiência como palestrante e consultor de vendas, com histórias reais e exemplos práticos, tornando esta obra indispensável para profissionais que desejam conquistar uma posição de destaque e alta performance no mercado.

“A Experiência Encantadora de Vendas” será lançado no dia 10 de novembro, mas você já poderá adquirir o seu exemplar na pré-venda que ocorre de 10 de outubro até o dia do lançamento. O autor também estará presente em uma noite de autógrafos no dia 19 de novembro, na Livraria Da Travessa, no Shopping Iguatemi Alphaville, em São Paulo.

Este livro é um guia essencial para qualquer pessoa que deseja se tornar um vendedor de alta performance, utilizando estratégias comprovadas para aumentar suas vendas e fortalecer sua presença no mercado.

O Autor

Ben-Geder Trindade começou sua jornada nas vendas no setor automotivo, onde se destacou pela sua capacidade de encantar clientes e fechar grandes negócios. Criador do método Arena de Vendas, ele já impactou mais de 64 mil vendedores em todo o Brasil e na América Latina, sempre focado em promover mudanças significativas na vida pessoal e profissional de seus alunos.

Com uma abordagem prática, Ben-Geder se dedica a compartilhar as ferramentas e estratégias que o tornaram uma referência no setor, ajudando vendedores a transformar suas carreiras e encantar clientes com excelência.

Não perca a oportunidade de adquirir "A Experiência Encantadora de Vendas" e descubra como ser um campeão de vendas!

O medo

                                  SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                           ...