sábado, 27 de maio de 2023

Autoquestionamento

              



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA

Autoquestionamento

Eu sei, você vai dizer: já vem o Eduardo novamente com esta questão do autoquestionamento. Será que li sua mente?

É verdade. Este tema é a pedra de toque do meu trabalho enquanto analista. Se não conseguir levar meu analisando para este patamar de condição humana, não me sinto realizado, pois não há nada na vida mais salutar e necessário, pertinente e transformador que se construir pelo autoquestionamento.

Muitas vezes nos pegamos agindo de maneira corriqueira, repetitiva sem questionarmos o porquê que estamos fazendo deste jeito. E muitos passam a vida inteira buscando sentido para a existência e não o encontrando porque simplesmente esquecem que precisam mudar de atitudes, e mudanças assim, só acontecem com base no autoquestionamento.

Pauline Wallin, autora do livro Tire proveito de seus impulsos, conta uma história que ilustra bem o que estamos dizendo: ela relata que uma jovem fazia sopa de frango sempre cortando as asas do mesmo. Um dia sendo interpelada do porquê agia daquela forma, respondeu que fazia assim, pois sua mãe também fazia a mesma sopa daquela maneira. Curiosa, foi perguntar a mãe a respeito do corte das asas do frango e a mãe respondeu que esta resposta, seria possível perguntando para sua avó.

Esta avó estava em uma casa de repouso e a jovem ao visita-la repetiu a mesma pergunta que havia feito para a mãe dela. A vó olhou para ela e disse que na casa dela as panelas que ela tinha eram muito pequenas, então para fazer a sopa de frango da maneira que ela gostava, tinha que cortar as asas. Prática que foi passada a gerações, pelo simples fato de que ninguém a havia questionado até então.

 Esta é apenas uma história dentre milhares de outras que podem ser contadas aqui, em que, praticamente, todos nós estamos inseridos?

 quando repetimos os mesmos hábitos, as mesmas maneiras de ver o mundo, os mesmos jargões, sem questionar se todos eles estão sendo relevantes para minha vida.

Neste caso o modo autoquestionamento se torna extremamente importante. Só há repetição sem interrupção se não houver uma conscientização do porquê eu falo, ajo, penso ou me comporto de determinada maneira.

Um fortíssimo abraço para você!

 

Instagram: baunilha45 e s48m7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos por conta de câncer inguinal: entenda a doença

              Anderson Leonardo, do Molejo, morre aos 51 anos por conta de câncer inguinal: entenda a doença O cantor, que estava em tratame...